quarta-feira, 26 de março de 2014


Como iniciar uma pesquisa genealógica.

Sempre tive curiosidade sobre meus antepassados e perguntava às avós, tias mais velhas sobre o que se lembravam de seus avós e ou bisavós. Fui ouvindo histórias e relatos interessantes, ganhei fotos e documentos bem velhos. Assim iniciei minha pesquisa genealógica.

Para quem deseja conhecer seus antepassados e não sabe por onde começar ou não tem mais avós para perguntar,  aqui vão algumas dicas.

1 . Comece por juntar todos os documentos e fotos que você tiver em casa em uma caixa. Na sua certidão de nascimento, tem o nome de seus pais e avós. Na de seus pais, você encontra os nomes de seus bisavós. Já é um começo.

2. Fale com seus pais, tias (mulheres guardam mais dados de memória), irmãos mais velhos e procure saber do que se lembram. Datas de nascimento/aniversários, nomes de solteiras das avós. Você pode gravar ou anotar.
Peça fotos e documentos. Caso não queiram abrir mão de seus documentos  você pode escanear e mandar reproduzir cópias para si. Junte todas as informações possíveis e comece daí. Dicas boas de como começar você encontra no Manualzinho de Genealogia.

3. Use a internet. Existem diversos sites que apoiam este trabalho. O site Family search possui milhões de registros disponíveis para pesquisa. Existem softwares que ajudam a organizar e montar sua árvore genealógica.

4. Seja perseverante e interessado no assunto. Familiarize-se com pessoas e sites que fazem este trabalho através de grupos de discussão e fóruns disponíveis na web. Procure um centro de História da Família de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (os mórmons) em sua cidade.

5. Se quiser incrementar e ainda ter um hobbie, monte álbuns de fotos do tipo scrapbook com as fotos dos seus familiares e antepassados. Ou faça uma galeria com belas molduras numa parede de casa.

O importante é começar. Você vai perceber como seus caminhos vão sendo abertos nessa direção, como se seus próprios antepassados estivessem interessados em serem conhecidos. Quem sabe?




Nenhum comentário :

Postar um comentário